Search
Close this search box.

Cáceres

Prefeitura de Cáceres amplia atendimento dermatológico e reforça cuidado com a saúde da pele

Publicado em

Cáceres

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem fortalecendo os atendimentos especializados na rede pública, com atenção especial à dermatologia. Atualmente, o município conta com duas profissionais dermatologistas para atender a população, a dra. Marina Dalbem, por meio do consórcio, e a dra. Bárbara Bisinella, contratada pelo município para atuar junto ao Centro de Especialidades Médicas, o CEM.

A ampliação do atendimento faz parte de uma estratégia da gestão municipal para garantir mais acesso, cuidado e resolutividade aos pacientes que necessitam de avaliação dermatológica. Em uma cidade de clima quente, com forte incidência solar durante grande parte do ano, a preocupação com doenças de pele, especialmente o câncer de pele, tem sido tratada como prioridade pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, a contratação de mais uma dermatologista demonstra o compromisso da gestão em cuidar das pessoas de forma preventiva e humanizada. “Cáceres é uma cidade muito quente, onde a população está bastante exposta ao sol. Por isso, fortalecer o atendimento dermatológico é uma medida importante de prevenção, diagnóstico e tratamento. A contratação da dra. Bárbara veio para complementar os serviços já ofertados pelo consórcio e ampliar o cuidado com os nossos pacientes”, destacou o secretário.

O Centro de Especialidades Médicas atende uma grande demanda de usuários encaminhados com prescrição para consulta dermatológica. Com a atuação da dra. Bárbara Bisinella no CEM, o município passa a ter maior capacidade de atendimento, podendo chegar a cerca de 400 consultas dermatológicas por mês.

Além das consultas, os atendimentos dermatológicos também possibilitam a realização de pequenas cirurgias, procedimento fundamental para a retirada de lesões suspeitas ou que necessitam de avaliação mais detalhada. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são realizadas, em média, cerca de 50 pequenas cirurgias por mês, além dos procedimentos feitos também pela médica contratada pelo município, quando há necessidade de atendimento complementar.

A coordenadora de Regulação, Silvana Maria, explicou que a ampliação do serviço tem contribuído diretamente para reduzir a demanda reprimida e oferecer mais segurança aos pacientes. “Muitos usuários chegam ao CEM com necessidade de avaliação dermatológica e, em vários casos, o atendimento não termina apenas na consulta. Há pacientes que precisam de pequenas cirurgias e, quando necessário, também de biópsia. O município tem garantido esse fluxo para que o paciente seja acompanhado, investigado e tratado com responsabilidade”, afirmou Silvana.

Silvana reforçou ainda que a contratação da dra. Bárbara Bisinella foi pensada justamente para complementar os atendimentos realizados pela dra. Marina Dalbem, via consórcio, ampliando o acesso da população ao especialista.

“Essa é uma preocupação da gestão com o cuidado integral do paciente. O número de casos suspeitos de câncer de pele tem chamado atenção, e quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento adequado. Por isso, esse reforço no atendimento dermatológico é tão importante”, completou a coordenadora.

Quando há indicação médica, o município também disponibiliza a realização de biópsias, exame essencial para confirmar ou descartar diagnósticos mais graves, como o câncer de pele.

Para o prefeito em exercício  de Cáceres, Luiz Landim, investir na ampliação dos serviços especializados representa mais do que aumentar o número de consultas. “Significa oferecer cuidado, prevenção e acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, garantindo que a população tenha acesso a exames, procedimentos e tratamentos necessários dentro da própria rede municipal”, concluiu Landim.

Esdras Crepaldi / DRT 940 MT

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Propaganda

Cáceres

Secretaria Municipal de Educação implanta projeto piloto com reconhecimento facial na Escola Municipal Dom Máximo Biennés

Publicados

em

Por

Legenda: Secretaria Municipal de Educação implanta projeto piloto com reconhecimento facial
Autor da Foto: Ronivon Barros

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está investindo em inovação e tecnologia para ampliar a segurança dos estudantes e modernizar o acompanhamento da frequência escolar na rede municipal de ensino.

Na última semana, a Escola Municipal Dom Máximo Biennés recebeu a instalação de um projeto piloto com totens de reconhecimento facial. A ferramenta permite que, ao chegar à unidade escolar, o aluno seja identificado automaticamente pelo equipamento, que registra sua entrada em tempo real.

Com o sistema, pais e responsáveis recebem no celular uma notificação informando o horário exato em que o estudante entrou na escola. A informação também é encaminhada para a secretaria da escola, garantindo maior controle, agilidade e transparência no acompanhamento da presença dos alunos.

Além de reforçar a segurança, a tecnologia também contribui para a rotina pedagógica. Com o registro automatizado, os professores passam a realizar apenas uma conferência rápida da presença em sala, otimizando o tempo que antes era destinado à chamada tradicional.

O projeto está sendo disponibilizado sem custos para o município durante seis meses por uma empresa que apresentou a tecnologia à Secretaria. O reconhecimento facial já é utilizado em algumas escolas privadas de Cuiabá e, agora, será avaliado pela rede municipal de Cáceres a partir da experiência na Escola Dom Máximo Biennes.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, a iniciativa tem sido recebida de forma muito positiva pela comunidade escolar. “Foi instalado na semana passada e já está sendo um grande sucesso. Tenho recebido mensagens de vários pais destacando a importância desse sistema, porque ele traz uma sensação maior de segurança. Os responsáveis conseguem saber exatamente que horas o filho entrou e que horas saiu da escola, principalmente aqueles alunos que vão de bicicleta ou sozinhos. É uma ferramenta que aproxima ainda mais a família da escola e fortalece o cuidado com as nossas crianças”, destacou o secretário.

Fransérgio ressaltou ainda que o período de teste será fundamental para avaliar a funcionalidade do sistema, a aceitação da comunidade escolar e os benefícios práticos para a gestão da educação municipal.

A proposta, segundo a Secretaria, é observar os resultados durante os seis meses de funcionamento do projeto piloto para, posteriormente, analisar a possibilidade de expansão ou contratação do serviço, sempre com foco na segurança dos alunos, na modernização da rede e na melhoria dos processos internos das escolas.

Para a diretora da Escola Municipal Dom Máximo Biennes, Limara Rodrigues, a iniciativa reforça o compromisso da busca de soluções inovadoras que contribuam para uma escola mais segura, conectada e eficiente. “É uma ferramenta que traz mais tranquilidade às famílias, facilita a rotina da escola e fortalece o cuidado com os nossos alunos. Estamos muito felizes em participar desse projeto piloto”, concluiu a diretora.

Esdras Crepaldi / DRT 940 MT

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA