Search
Close this search box.

Cáceres

Secretaria Municipal de Educação implanta projeto piloto com reconhecimento facial na Escola Municipal Dom Máximo Biennés

Publicado em

Cáceres

Legenda: Secretaria Municipal de Educação implanta projeto piloto com reconhecimento facial
Autor da Foto: Ronivon Barros

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está investindo em inovação e tecnologia para ampliar a segurança dos estudantes e modernizar o acompanhamento da frequência escolar na rede municipal de ensino.

Na última semana, a Escola Municipal Dom Máximo Biennés recebeu a instalação de um projeto piloto com totens de reconhecimento facial. A ferramenta permite que, ao chegar à unidade escolar, o aluno seja identificado automaticamente pelo equipamento, que registra sua entrada em tempo real.

Com o sistema, pais e responsáveis recebem no celular uma notificação informando o horário exato em que o estudante entrou na escola. A informação também é encaminhada para a secretaria da escola, garantindo maior controle, agilidade e transparência no acompanhamento da presença dos alunos.

Além de reforçar a segurança, a tecnologia também contribui para a rotina pedagógica. Com o registro automatizado, os professores passam a realizar apenas uma conferência rápida da presença em sala, otimizando o tempo que antes era destinado à chamada tradicional.

O projeto está sendo disponibilizado sem custos para o município durante seis meses por uma empresa que apresentou a tecnologia à Secretaria. O reconhecimento facial já é utilizado em algumas escolas privadas de Cuiabá e, agora, será avaliado pela rede municipal de Cáceres a partir da experiência na Escola Dom Máximo Biennes.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, a iniciativa tem sido recebida de forma muito positiva pela comunidade escolar. “Foi instalado na semana passada e já está sendo um grande sucesso. Tenho recebido mensagens de vários pais destacando a importância desse sistema, porque ele traz uma sensação maior de segurança. Os responsáveis conseguem saber exatamente que horas o filho entrou e que horas saiu da escola, principalmente aqueles alunos que vão de bicicleta ou sozinhos. É uma ferramenta que aproxima ainda mais a família da escola e fortalece o cuidado com as nossas crianças”, destacou o secretário.

Fransérgio ressaltou ainda que o período de teste será fundamental para avaliar a funcionalidade do sistema, a aceitação da comunidade escolar e os benefícios práticos para a gestão da educação municipal.

A proposta, segundo a Secretaria, é observar os resultados durante os seis meses de funcionamento do projeto piloto para, posteriormente, analisar a possibilidade de expansão ou contratação do serviço, sempre com foco na segurança dos alunos, na modernização da rede e na melhoria dos processos internos das escolas.

Para a diretora da Escola Municipal Dom Máximo Biennes, Limara Rodrigues, a iniciativa reforça o compromisso da busca de soluções inovadoras que contribuam para uma escola mais segura, conectada e eficiente. “É uma ferramenta que traz mais tranquilidade às famílias, facilita a rotina da escola e fortalece o cuidado com os nossos alunos. Estamos muito felizes em participar desse projeto piloto”, concluiu a diretora.

Esdras Crepaldi / DRT 940 MT

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Propaganda

Cáceres

Landim assume a prefeitura de Cáceres por 11 dias

Publicados

em

Por

O vice-prefeito de Cáceres, Luiz Landim, estará à frente da Prefeitura Municipal, no período de 22 de junho a 02 de julho de 2026, em razão das férias da prefeita Eliene Liberato Dias.

A transmissão temporária do cargo foi oficializada por meio de decreto, garantindo ao vice-prefeito as atribuições administrativas e financeiras necessárias para a continuidade dos trabalhos da gestão municipal, incluindo a assinatura de documentos oficiais.

Para a prefeita Eliene Liberato Dias, a medida assegura a manutenção do ritmo administrativo e demonstra a confiança no vice-prefeito. “O Landim tem sido um parceiro importante na nossa gestão. Tenho plena confiança de que, neste período, ele dará continuidade às ações em andamento, com responsabilidade, compromisso e atenção às demandas da população”, destacou a prefeita.

Luiz Landim afirmou que assumir interinamente a chefia do Poder Executivo, mesmo por um período de 11 dias, representa uma importante missão institucional e reforça seu compromisso com Cáceres. “É uma honra dar continuidade ao trabalho da prefeita Eliene, mantendo o ritmo da gestão e assegurando que os serviços públicos sigam sendo prestados com qualidade e eficiência. Vamos aproveitar este período para reforçar o diálogo com os servidores e acompanhar de perto as ações em andamento”, afirmou Landim.

Durante o período em que estiver no comando do Executivo municipal, o vice-prefeito deverá cumprir agenda com visitas técnicas, reuniões administrativas e despachos internos, garantindo o funcionamento regular da administração pública e a continuidade dos serviços prestados à população.

Esdras Crepaldi  / DRT 940 MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA